Passatempo Red & Green - disco duplo de Ali Farka Touré 

20060318

O Artesanato Sonoro presta tributo a Ali Farka Touré, músico do Mali que faleceu na passada semana, vítima de doença prolongada. Para além da passagem da música do embaixador dos Mali Blues, o programa mais internacional da Rádio Universidade de Coimbra sugere um passatempo muito especial, dedicado aos fãs de Ali Farka e a todos os amantes da world music. Para ganharem um disco duplo Red & Green de Ali Farka Touré basta estarem atentos às emissões do Artesanato Sonoro de 2ª a 6ª feira, das 13h às 14h, e enviarem a resposta à questão colocada no ar para o email musicadomundo@ruc.pt. Os vencedores serão revelados no blog do programa! Boa sorte!

Passatempo Paco Peña 

Há 5 bilhetes duplos no Artesanato Sonoro para oferecer de 2ª 20 Março até 5ª dia 23 de Março para...

PACO PEÑA
Sábado, 25 de Março
22h00, Sala Guilhermina Suggia (Sala 1), Casa da Música, Porto

Paco Peña apresenta no dia 25 de Março, sábado, na Casa da Música, o seu novo espectáculo de dança, intitulado: "A Compás!". O espectáculo terá lugar na Sala Guilhermina Suggia (Sala 1), a partir das 22 horas.

Este concerto marca a estreia em Portugal de "A Compás!", o mais recente espectáculo de dança de Paco Peña, e assinala o regresso ao palco da Casa da Música, deste famoso guitarrista, após duas actuações em Abril do ano passado. O músico espanhol apresenta-se com a sua companhia, a Paco Peña Flamenco Dance Company.

São muitos os ritmos que o espectador tem oportunidade de ouvir, desde os ritmos tribais ao trance do alboreá, passando pela complexidade da bulería (músicas tradicionais posteriormente incorporadas no flamenco). Uma fusão de cadências e melodias, que procuram induzir no público o sentimento de «a compás!». Um ritmo muito próprio, reflexo da vitalidade e energia do flamenco. Reunidos em palco ou em instantes a solo, artistas de diferentes áreas, desde dançarinos a guitarristas e cantores, exploram as suas potencialidades e criam momentos únicos e irrepetíveis em cada actuação.

Este espectáculo já foi apresentado na Austrália, Kuala Lumpur e Nova Zelândia, em performances marcadas por uma beleza e expressividade tais que conquistaram o público e receberam os maiores elogios da crítica.

Com 40 anos de carreira, Paco Peña, compositor, produtor e mentor de um género artístico que explora ao máximo, é considerado por muitos o verdadeiro portador do espírito do flamenco. Oriundo de Córdoba (Andaluzia), começou a aprender a tocar guitarra aos 6 anos de idade, com o irmão, tendo aos 12 anos iniciado um percurso profissional que nunca mais cessou.

Nos anos 60 mudou-se para Londres, onde os seus recitais de flamenco encantaram o público e a crítica. Desde então, tem-se apresentado nas mais prestigiadas salas de espectáculos, quer em recitais a solo, quer acompanhado em palco por guitarristas, cantores e grupos instrumentais de renome, tocando géneros tão diversos como música clássica, jazz, blues, música country e latino-americana.

Este músico, tido como um virtuoso do flamenco, foi considerado durante cinco anos consecutivos Best Flamenco Guitarist of the Year, pela revista America's Guitar. Fundou o Centro de Flamenco Paco Peña, em Córdoba, e é o Director Artístico do Festival Internacional de Guitarra dessa cidade.

Os vencedores do passatempo serão anunciados no Fórum da RUC. Os bilhetes têm, impreterivelmente, de ser levantados até uma hora antes do início do espectáculo. No caso de atraso ou indisponibilidade para tal, o vencedor em questão deverá avisar o Balcão de Informações telefonicamente (220 120 220) e avisar do seu atraso, mantendo assim a reserva do seu convite.

Artesanato Sonoro

    Coral das Maldivas em passagem cálida, Zanzibar ao sol, Dar-es-Salam, Majunga, Nossi-bé, verduras de Madagáscar... o frémito do mundo numa hora de música. Artesanato Sonoro - 3as e 5as às 15h00 em 107.9fm e www.ruc.pt
  • Locutores: Alexandre, Ana Filipa Madeira, José Bernardo, Rui Caniço e Rui Veiga.
  • musicasdomundo @ruc.pt
  • Morada/Address:
    Programa Artesanato Sonoro
    RUC, Apartado 1178
    3001-501 Coimbra
    Portugal

Programas da RUC com Página


Visitas desde 16.Fev.2006
Powered by Blogger
and Blogger Templates