Destaque da Semana 13-17 Mar 

20060311

Ali Farka Toure, músico do Mali que em 2005 esteve em Portugal para um concerto em Monsanto, morreu esta semana de doença prolongada. Esta semana em destaque, uma homenagem ao embaixador dos "Mali Blues", alguém que defendeu que a origem dos blues estava em África e não nos EUA. Ali Farka Toure colaborou com músicos como Ry Cooder (no álbum de 1994, "Talking Timbuktu", premiado com um Grammy) e Toumani Diabate (em "In The Heart of the Moon", galardoado pela mesma academia), que em 2005 o acompanhou num concerto em terras lusas. Nascido em 1939, Ali Farka Toure desempenhou também um papel político na sua cidade-natal de Niafunke, no Norte do Mali, apelando, na década de 1990, à paz na região, cantando em todos os dialectos locais. Recentemente, o músico participou no documentário de Martin Scorsese sobre os blues, apresentando ao norte-americano Corey Harris a sua música e a música do seu país.

Passatempo Danças Ocultas + Pedro Moutinho 

Há 5 bilhetes simples para oferecer nos programas:

» O Templo das Heresias Dom 12 Março 22-24h
» Artesanato Sonoro 2a 13 Março 13h-14h até 4a 15 Março 13-14h
para...

Danças Ocultas + Pedro Moutinho
Casa da Música 6a 17 Março 23h

O cruzamento entre as culturas resulta em grandes descobertas. Pedro Moutinho (que se faz acompanhar em palco por José Manuel Neto, na guitarra portuguesa; Carlos Proença, na viola, e Ricardo Cruz, no contrabaixo) juntou-se aos Danças Ocultas (Artur Fernandes, Filipe Cal, Filipe Ricardo e Francisco Miguel) e, em sintonia, propõem um espectáculo revelador e criativo da música tradicional portuguesa. À limpidez e à macieza da voz do fadista junta-se o som etéreo e pulsante das concertinas. Ligados pelo nó cego da revitalização e reinvenção de um género (o fado) e de um instrumento (a concertina), Pedro Moutinho e Danças Ocultas vêm à Casa da Música apresentar o espectáculo que os levou a percorrer os palcos em 2005 e que resultou na gravação de um registo ao vivo, a ser editado brevemente.

Depois de várias parcerias e experiências, o irmão de Camané estreou-se a solo com «Primeiro Fado» em 2003, uma prova de talento que já lhe valeu o reconhecimento público. Para Pedro Moutinho, o fado é uma atitude e uma condição de vida, só depois um talento para interpretar a linguagem genuinamente urbana e portuguesa.

De Águeda, o quarteto de concertinas editou em 2004 o terceiro registo de originais «Pulsar», sucessor de «Ar» (1998). Com o intuito de recuperar o potencial de um instrumento em desuso - o acordeão diatónico, também conhecido como "concertina" - e a aceitação mútua do desafio de explorar, imaginar e conceber novas linguagens musicais, os Danças Ocultas estrearam-se em 1996 com um registo homónimo. Considerado um dos discos do ano, «Danças Ocultas» levou o quarteto a vários festivais internacionais. Consideram-se "uma síntese de experiências", talvez por isso tenha surgido a ideia de convidar Pedro Moutinho para partilhar o palco.

Os bilhetes têm, impreterivelmente, de ser levantados até uma hora antes do início do espectáculo; No caso de atraso ou indisponibilidade para tal, o vencedor em questão deverá avisar o Balcão de Informações telefonicamente (220 120 220) e avisar do seu atraso, mantendo assim a reserva do seu convite.

Artesanato Sonoro

    Coral das Maldivas em passagem cálida, Zanzibar ao sol, Dar-es-Salam, Majunga, Nossi-bé, verduras de Madagáscar... o frémito do mundo numa hora de música. Artesanato Sonoro - 3as e 5as às 15h00 em 107.9fm e www.ruc.pt
  • Locutores: Alexandre, Ana Filipa Madeira, José Bernardo, Rui Caniço e Rui Veiga.
  • musicasdomundo @ruc.pt
  • Morada/Address:
    Programa Artesanato Sonoro
    RUC, Apartado 1178
    3001-501 Coimbra
    Portugal

Programas da RUC com Página


Visitas desde 16.Fev.2006
Powered by Blogger
and Blogger Templates