20060319
Há 4 bilhetes a passatempo no programa para...
Cissoko
Quinta, 23.03.06 / 21H30 / Teatro Académico de Gil Vicente

A kora é, para Cissoko, um veículo de expressão dos seus sonhos, da sua vida, do seu povo e também de toda a África devastada por confrontos, dirigido a um público capaz de captar a genuína magia do seu talento. 1986 é o ano da sua primeira aparição internacional, em Oslo, e é em 2000 que se dá a fusão das tradições sobre as quais até então trabalhava com a criação musical contemporânea: como num encontro entre o passado, o presente e o futuro, o jazz entra na vida de Cissoko, materializado na sua Saint-Louis Jazz Orchestra, com a qual actua na Festa da Música, em Paris, a convite de Jack Lang.
Ao contrário de outros músicos africanos que se fixam na Europa, Cissoko optou por viver no Senegal, por dependência vital do contacto com as suas raízes, profundamente implantadas na terra africana. É aí que incentiva o desabrochar de novos artistas e a afirmação dos existentes, ao mesmo tempo que explora outras possibilidades criativas com alguns artistas ocidentais. E é daí que faz apelos veementes aos valores da beleza, da solidariedade e da paz: “para um Cissoko a riqueza não reside no dinheiro mas na arte e em tudo o que a rodeia”, afirma.
Há uma profundidade sem igual no sentido estético latente na música de Cissoko. A teia rítmica e melódica é perpassada por correntes intimistas e suaves, à imagem da paisagem africana. A limpidez do som das cordas da sua kora é capaz de atingir reverberações de uma infinita harmonia, enquanto a voz, fruto da terra, interpreta a poesia dos seus ideais com uma paixão do tamanho do mundo.
Cissoko permite-nos o regresso a um tempo e a um espaço primordial dos nossos sentidos e a abertura a sons que apenas são possíveis num universo de pleno sentimento, sabedoria e espontaneidade. Perplexos, damos conta de que tal cenário ainda existe. A confirmação disso mesmo está no seu último disco - "Diam" (i.e., "A paz"), gravado na fonte da criação, a casa de Cissoko, integrando todas as sonoridades ambientes, longe de qualquer artificialismo dos estúdios - e estará nos concertos que o músico senegalês trará até nós.
Precário:
Preço normal: 12.50€
Preço estudante, jovens até aos 25 anos e sénior: 10.00€
Duração: 1h30
Informações e reservas na Bilheteira do TAGV
Horário: 17h00-22h00 telefone: 239 855 636
Adorei o concerto... :)
(E de facto o produtor do som de palco é mesmo muito bom)
Est-ce que ça vous a calmé?
(esta pergunta só podia ser para o Alex!)
Posted by
Anónimo |
24/3/06 18:51