« Home | programa de dia 27 » | Destaque : 27 de Março - 31 de Março » | Esquerda ... alinhar : 24 ::: Março ::: 2006 ( by ... » | Desalinhados a 22 ::: Março ::: 2006 ( by Josef ) » | Artesanato Sonoro_Dia 21 Março_3ªfeira » | Destaque / Semana 20 - 24 de Março » | Programa de dia 20 » | Passatempo Red & Green - disco duplo de Ali Farka ... » | Passatempo Cissoko » | A Ana Filipa ... » 

Passatempo Master Musicians of Joujouka 

20060328

Esta semana há 5 bilhetes simples a oferecer no Artesanato Sonoro... Estejam atentos!

Casa da Música - Sábado 1 Abril 2006 - 19:00, Sala 2

The Master Musicians of Joujouka
Festival TRAMA

Considerado o primeiro registo de "world music", o álbum de estreia dos Master Musicians of Joujouka, «Brian Jones Presents: The Pipes of Pan at Jajouka» (1971), foi produzido pelo mentor e guitarrista dos Rolling Stones, Brian Jones, um mês antes de falecer a 3 de Julho de 1969. Brian Jones tinha gravado os músicos marroquinos em 1968 e o disco foi publicado em 1971 após a sua morte. Seguindo uma tradição de 4000 anos, este grupo é composto só por homens, 15 tocadores de rhaita (um tipo de oboé do norte de África) e 5 percussionistas, que têm de ser, obrigatoriamente, filhos dos músicos.

Com um percurso secular, os Master Musicians of Joujouka têm desenvolvido várias parcerias e, para além dos registos em nome próprio, já participaram nos álbuns de Ornette Coleman, Rolling Stones, Randy Weston, Maceo Parker, Jimmy Page e Robert Plant.

Considerados "um dos grupos mais inspiradores do mundo" por Mick Jagger (vocalista dos Rolling Stones), os Master Musicians of Joujouka primam por um estilo musical hipnótico que a enciclopédia de música africana descreve como "estranho (pelos menos aos ouvidos ocidentais)".
Os membros do grupo falam árabe e continuam a residir na pequena aldeia de Jajouka, perto do santuário do santo Sidi Achmed Shiech, razão pela qual raramente actuam fora de Marrocos.

O espectáculo na Casa da Música apresenta-se como uma ocasião única de ouvir ao vivo a sonoridade que já conquistou os músicos de referência da actualidade.

Descobertos pelos romancistas William Burroughs e Paul Bowles, nos anos 50, os Master Musicians of Joujouka foram apresentados a Brian Jones pelo pintor, escritor e metafísico Brion Gysin. A estreia nos palcos norte-americanos deu-se em 1997. Dois anos depois, o guitarrista dos Sonic Youth, Lee Renaldo, visitou-os e apresentou-lhes o mundo da electrónica. Talvin Singh foi responsável pela produção de «Master Musicians of Joujouka Featuring Bachir Attar» (2000).

Actualmente existem duas formações com o nome de Master Musicians, mas nenhuma se quer envolver com a outra. A tensão cria mau estar na vila uma vez que se trata da separação de irmãos e primos. Um desenvolvimento trágico, defendem os nativos, que atribuem as culpas aos países desenvolvimentos e à indústria musical.

[Master Musicians of Joujouka - www.joujouka.net]

Artesanato Sonoro

    Coral das Maldivas em passagem cálida, Zanzibar ao sol, Dar-es-Salam, Majunga, Nossi-bé, verduras de Madagáscar... o frémito do mundo numa hora de música. Artesanato Sonoro - 3as e 5as às 15h00 em 107.9fm e www.ruc.pt
  • Locutores: Alexandre, Ana Filipa Madeira, José Bernardo, Rui Caniço e Rui Veiga.
  • musicasdomundo @ruc.pt
  • Morada/Address:
    Programa Artesanato Sonoro
    RUC, Apartado 1178
    3001-501 Coimbra
    Portugal

Programas da RUC com Página


Visitas desde 16.Fev.2006
Powered by Blogger
and Blogger Templates